Agendar seguro desemprego RJ

Agendar seguro desemprego RJ vem sendo tratado de forma diferenciada a cada dia.

Cada vez mais os órgãos responsáveis pelo apresentam formas de tornar a solicitação deste benefício mais prática e ágil.

Se você deseja saber como agendar o atendimento para requisição de seguro desemprego RJ e quais anais podem ser utilizados, continue a leitura deste artigo.

Quem tem direito ao seguro desemprego 2020

O seguro desemprego é tratado como um suporte financeiro concedido ao trabalhador formal que tenha sido desligado sem justa causa.

É considerado trabalhador formal todo profissional que tenha trabalhado mediante carteira assinada.

O seguro desemprego também é permitido à pessoas que apresentem condições semelhantes à escravidão, pescadores profissionais que estejam em meio ao período de controle ou proibição da pesca.

Acordos entre trabalhadores e empregadores que contemplem a suspensão do contrato de trabalho para qualificação profissional também permitem o recebimento do seguro.

Regras do seguro desemprego

Para que um trabalhador consiga ter seu requerimento do seguro desemprego deferido é necessário atender às seguintes regras:

  • Não ser beneficiário da previdência social, exceto para os benefícios de auxílio acidente e pensão por óbito;
  • Comprovar ausência de renda para sustentar a família;
  • Precisam comprovar exercício de atividade profissional durante 12 meses no ano que antecede a primeira solicitação;
  • Se for a segunda solicitação, o exercício da atividade deve ter ocorrido por pelo menos 16 meses;
  • Na terceira solicitação o período é de 6 meses;
  • Para os pescadores também é necessário comprovar o exercício apenas desta atividade profissional no ano anterior à solicitação;
  • Para trabalhadores domésticos é necessário comprovar também que são contribuintes individuais da Previdência, com recolhimento de INSS e FGTS no mínimo 15 vezes no período analisado.

agendar seguro desemprego RJ

Como agendar seguro desemprego RJ

Com o intuito de agilizar o atendimento para agendar seguro desemprego RJ, o Ministério do Trabalho disponibiliza o agendamento eletrônico.

Para realizar o agendamento você deve acessar o site http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam e cumprir as seguintes etapas.

Informe seus estado, município, o tipo de atendimento desejado, que será Entrada no Seguro Desemprego, o código de validação apontado pelo sistema e clique no botão Prosseguir.

Na tela seguinte selecione a unidade de atendimento com vaga disponível clicando no calendário localizado na coluna Ações, ao lado direito da tela.

A data com agendamento disponível estará na cor branca. Você deve clicar na data para avançar para a próxima etapa.

Nesta mesma página, após clicar na data, serão apresentados os horários de atendimento disponíveis na parte inferior. Você deve selecionar um horário para avançar à próxima etapa.

Após selecionar a data e o horário de atendimento você deve informar seus dados (CPF, data de nascimento e telefone para contato), preencher o código de validação apontado pelo sistema e clicar no botão Agendar para confirmar o agendamento para entrada no seguro.

Ao confirmar o agendamento será apresentada a opção para impressão do comprovante. Realize a impressão e leve no dia do atendimento.

Como consultar agendamento seguro desemprego RJ

Além de agendar seguro desemprego RJ você pode consultá-lo, o processo também é realizado através do sistema do Ministério do Trabalho (http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam).

Na tela inicial você deve clicar no Reagendar, localizado no lado esquerdo.

Na tela seguinte você deverá informar seu CPF, data de nascimento, digitar o código de validação disponibilizado pelo sistema e clicar no botão Consultar.

Será apresentado na parte inferior o agendamento realizado, com a opção, do lado direito na coluna Reagendar, de alterar data e horário do agendamento, ou realizar nova impressão do comprovante.

Como cancelar o agendamento?

Através do mesmo link de acesso ao sistema de agendamento do Ministério do Trabalho você pode realizar o cancelamento de seu agendamento.

Na tela inicial você deve clicar no menu Cancelar localizado ao lado esquerdo.

Na próxima tela informe o seu CPF, sua data de nascimento, digite o código de validação disponibilizado pelo sistema e clique no botão Consultar.

Na parte inferior que será apresentada, confirme qual agendamento deseja cancelar e clique no botão em forma de “X” localizado na coluna Cancelar do lado esquerdo da tela.

Confirme o agendamento clicando no botão sim.

Aguarde a mensagem de confirmação que será apresentada e clique no botão OK.

Telefone para agendar seguro desemprego RJ

Se você prefere agendar seguro desemprego RJ através de um canal telefônico, pode ligar para o Alô Trabalho, 158.

Escolha a opção 1 para falar sobre o seguro desemprego. O atendimento funciona das 07hs às 19hs. Se a ligação for realizada de telefone fixo é gratuita, porém será tarifada se originada de um telefone celular.

Como você percebeu, os meios para realizar o agendar seguro desemprego RJ são variados e existem para tornar a solicitação mais rápida e menos burocrática.

Escolha o canal mais confortável para você realizar o procedimento e garanta seu acesso à este benefício que pode lhe ajudar até que você retorne ao mercado de trabalho.




Deixe uma resposta