Warning: Use of undefined constant REQUEST_URI - assumed 'REQUEST_URI' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/medmedson/public_html/recebersegurodesemprego.com/wp-content/themes/mts_sensational-atualizado/functions.php on line 73
TeleSUS Coronavírus: 0800, chat, aplicativo e como vai funcionar

TeleSUS Coronavírus: 0800, chat, aplicativo e como vai funcionar

A doença conhecida como coronavírus chegou ao Brasil e continua se espalhando pelo território nacional. A fim de ajudar a sanar as dúvidas da população, o Ministério da Saúde inaugurou o TeleSUS Coronavírus

Sabemos que, atualmente, o acesso a serviços de saúde está mais restrito e emergencial. Por esse motivo, foi instaurada a quarentena. Por esse motivo, entenda como você pode utilizar o novo serviço para se informar e se proteger.

O papel do SUS durante a pandemia

O Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pelo atendimento de pacientes em todos os municípios do Estado. Conforme documentos oficiais, o órgão foi criado juntamente com a Constituição Brasileira de 1988.

O acesso aos serviços dos SUS é oferecido a todos os cidadãos brasileiros, de forma gratuita. Além disso, o sistema de saúde é um dos maiores do mundo. Afinal, isso ocorre pela cobertura ampla e resultados efetivos no país.

A disseminação e os riscos que o COVID-19 tem trazido para todo o mundo são alarmantes e precisam ser controlados. Neste caso inédito de surto viral, o SUS deve cumprir um papel fundamental não apenas em hospitais e postos.

Veja mais também sobre:

TeleSUS Coronavírus: para que serve?

Na primeira semana do mês de março, foi feita a divulgação do TeleSUS Coronavírus. Desta vez, a ideia é trazer ao alcance da população um serviço de acompanhamento, consultas e central de informações importantes.

TeleSUS Coronavírus

Porque usar um serviço de saúde remoto nesse momento?

As últimas notícias sobre o avanço do coronavírus têm deixando os governos de todo o mundo em alerta. Entretanto, especialistas da saúde afirmam que os hospitais brasileiros tem ficado superlotados, e a situação pode se intensificar.

O objetivo do programa é, portanto, realizar o acompanhamento do quadro de saúde dos brasileiros. Assim, os cidadãos permanecem em segurança no isolamento social, mas podem fazer consultas e tirar dúvidas de forma remota.

Como vai funcionar o atendimento em domicílio

A meta do governo é conseguir identificar se a pessoa que está isolada em casa possuí sintomas da doença. Em resumo, haverá um processo de triagem com perguntas e indicações específicas sobre quais recomendações seguir.

O TeleSUS Coronavírus pode ligar pra você

Caso o número 136 apareça no seu telefone solicitando uma chamada, saiba que você foi sorteado pelo SUS. Afinal, mais de 120 milhões de brasileiros receberão uma ligação do órgão de saúde dentro das próximas semanas.

O TeleSUS Coronavírus vai sortear os telefone e realizar uma consulta que pode encaminhar você para uma triagem. Além disso, o processo será feito por robôs, a partir de instruções pré-definidas pelo Ministério da Saúde.

Durante a ligação, algumas perguntas de praxe serão feitas ao paciente. Saiba quais são essas perguntas e se prepare:

  • Nome;
  • Cidade;
  • Residentes da casa;
  • Pontuar se está dentro do grupo de risco;
  • Esclarecer sobre possíveis sintomas.

Eu posso entrar em contato com o TeleSUS Coronavírus?

Como vimos acima, o próprio SUS possivelmente entrará em contato com você. Porém, o que fazer quando estou desconfiado dos sintomas ou preciso saber mais informações sobre a doença e o contágio?

O cidadão poderá ligar para o 136 e se informar pelo canal de atendimento telefônico. No entanto, existem outras duas alternativas disponibilizadas pelo TeleSUS Coronavírus através de plataformas online.

Conheça o aplicativo Coronavírus – SUS

É de conhecimento geral que as pessoas estão hoje mais conectadas em seus celulares do que nunca. Por esse motivo, foi criado o aplicativo de saúde voltado para alertas, comunicados e instruções acerca do coronavírus.

As instruções podem ser variadas, de acordo com cada caso em particular. Por exemplo, recomendar ao usuário se este deve continuar de quarenta ou buscar uma unidade de saúde.

O aplicativo Coronavírus – SUS está disponível para a maioria dos sistemas operacionais. Em outras palavras, acesse a o serviço de aplicativos do seu celular e faça o download da nova ferramenta.

Acesse também o TeleSUS Coronavírus via chat online

Caso queira buscar informações sobre o desenvolvimento da pandemia, visite o endereço eletrônico saude.gov.br/coronavirus. A princípio, você será direcionado para um atendimento padrão onde você poderá tirar suas dúvidas.

Além disso, você também pode usar o chat online para checar os sintomas da enfermidade. No entanto, o atendimento também é feito por robôs, assim como na ligação do TeleSUS Coronavírus e no aplicativo.




Deixe uma resposta